Páginas

CAPOEIRA ANGOLA COMEMORA COM MAIS DE CINCO HORAS DE RODA ABERTA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM CANOAS/RS

No dia 20 de novembro de 2011, Dia da Consciência Negra em homenagem ao grande líder negro Rei Zumbi, que morreu em luta de libertação de seu povo, foram desenvolvidas diversas atividades no Parque Getúlio Vargas, na parte da manhã, das 09:00hs às 12:00hs, com as escolas que executam o Projeto Mais Educação no Município de Canoas com a cultura afro descendente Capoeira Angola.
Estiveram presentes as escolas: Eva Wirth, (...), e as associações de Capoeira Angola Palmares, Capoeira União de Raças, Capoeira Tradição e o Grupo Teatral Inço no Jardim.

Na parte da tarde, das 15:00 às 19:30 hs, a Associação de Capoeira Palmares, com o seu responsável, Mestre Dindo, coordenou a roda aberta convidando todos os capoeiristas que estavam presente no Parque Getúlio Vargas. A Roda Aberta é de fundamento Histórico de Capoeira Angola que deu inicio com os negros escravos, criando-a e praticando-a em seus poucos horários de folga na escravidão, para ter maior chance de sucesso para chegar até os Quilombos.

Depois da escravidão a capoeira angola serviu como instrumento de sobrevivência e as rodas eram feitas escondidas assim como toda a cultura afro.  Na roda de capoeira, quando a polícia estava se aproximando, o capoeirista executava o toque de berimbau chamado de “CAVALARIA”, toque este chamado de aviso e tudo era desfeito.

Nos dias de hoje a roda aberta de capoeira angola seve de troca de informações, divulgação, fomento e reconhecimento dos grupos de capoeira e dos capoeiristas individuais, alem de troca de informações, sejam elas, toque de berimbau, origem de cada grupo, localidade de trabalho e troca de experiência no jogo da capoeira angola. Enfim, uma grande pluralidade de troca de fundamentos entre grupos, proporcionando uma verdadeira manifestação popular. 

As Associações de capoeira presentes na roda aberta foram:

- TERREIRO DE MANDINGA, coordenador e representante na roda, Mestre Volnei e os alunos, Professor Gargamel, Instrutoras Luciana e Amanda;

- ANGOLA Brasil, Coordenador Mestre Alfredo, representante na roda, Professor Andersom, Leandro e Instrutor Mauro;

- UNIÃO DE RAÇAS, Coordenador Mestre Kid, representante na roda, Professor Pererê;

- ASSOCIAÇÃO AFRICANAMENTE, Coordenador Mestre Guto, representante na roda Edsom e Caboclo;

- CAPOEIRA ANGOLA PALMARES, Coordenador Mestre Dindo, com diversos alunos presentes, Contra Mestres Sasquate e Lori, Professores, Buiu, Atravessado, Geane e Molejo, Instrutores Bola e Pulinho, Monitor Ia, totalizando, entre os grupos presente mais de trinta alunos, que permaneceram nesta roda da tarde que teve a duração de mais de cinco horas e meia.

O evento contou também com as presenças das cidades de Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Garibaldi, Porto alegre e Canoas, tudo isso desenvolvido com o apoio da Secretaria de Educação do Município de Canoas e da Coordenadoria de Igualdade Racial e Secretaria de Cultura.




Um comentário:

  1. Uma pequena correção no nome do grupo, é Grupo de Teatro Pode Ter Inço no Jardim.
    Grato.

    ResponderExcluir

A capoeira angola palmares do sul reserva-se o direito de moderar todos os comentários.