Páginas

Consciência Negra mobiliza com cultura e lazer no Getúlio Vargas

No final da tarde desse domingo, 20, o público presente no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo) entrou no ritmo de reggae, com a apresentação da banda gaúcha Produto Nacional, celebrando o último dia da Semana da Consciência Negra de Canoas 2011. Minutos antes do show de encerramento, autoridades do governo municipal e da sociedade civil se manifestaram sobre a importâcia de do 20 de novembro. "Hoje é um dia para lembrar Zumbi, e por meio dele um povo que não aceitava tutela. Consciência, reflexão e mobilização contribuem para que a sociedade brasileira reconheça esse grande legado", declarou o prefeito Jairo Jorge.
O prefeito também destacou as conquistas e avanços na inclusão do negro a partir dos últimos anos, desde o governo Lula. "Com programas como o Pro-Une, que facilitaram a inclusão do negro no ensino superior, hoje começamos a ter uma universidade com a cara do Brasil. Também compuseram o momento solene desse evento o líder do governo na Câmara de Vereadores, Ivo Fiorotti a coordenadora da Central Única das Favelas, Ivonete Pereira, o escritor Etevaldo Silveira e a titular da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial (COPIR), Maria Aparecida Mendes, que coordenou o evento e apresentou as atrações principais. "A transversalidade está acontecendo aqui, por meio de projetos e ações de secretarias de várias áreas", observa.
Consciência e Transversalidade.

No Palco montado em uma estrutura no centro do Parque, o vocalista Paulo Dionísio demarcou seu estilo já na abertura de seu show, com a declamação da poesia "Encontrei minhas origens", de Oliveira Silveira (mentor do Dia da Consciência Negra, celebrado neste dia 20). Nas canções, temáticas afinadas com a cultura negra - como "Lamento" e "Nação" - combinaram o embalo afro-latino e poesia abordando bandeiras das lutas sociais.
Os shows deste fim de semana encerraram em grande estilo uma diversificada programação afro-cultural da Semana da Consciência Negra de Canoas 2011 realizada desde o último dia 12 pela Prefeitura de Canoas, por meio da COPIR. Desde o início da manhã, em diferentes pontos do parque, foram realizados apresentações de música, teatro dança, carnaval, artes, capoeira, literatura, além de exposições relacionadas a cultura afro-brasileira.

Na área de apresentações da entrada do parque, monitores e estudantes da rede pública municipal de ensino, integrantes dos programas Mais Educação e Escola Aberta da Secretaria Municipal de Educação, também expuseram atividades desenvolvidas no contra-turno escolar. Materias simbólicos da cultura negra, como desenhos de orixás e oferendas também integraram as exposições ao longo do parque.
A Miss Beleza Negra 2011, Alessandra Soares, também desfilava pelo parque. Residente do bairro Mathias Velho, nos seus 17 anos ela expressa a consciência sobre a amplitude do título que asume. "Esse título abre muitas portas para mim e para divulgar o movimento negro, o que também é importante", declara.
A Semana da Consciência Negra de Canoas 2011contou ainda com a participação de entidades e artistas de outras cidades da Região, como o Comitê de Promoçaõ da Igualdade Racial no Poder Público e ONGs, que congrega representantes de toda a região metropolitana, e o grupo de maracatu Nação Periférica, de Alvorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A capoeira angola palmares do sul reserva-se o direito de moderar todos os comentários.